Sustentabilidade
DEFINIÇÃO
Para o Laboratório São Lucas, Sustentabilidade deve estar no seu DNA, não só para o desenvolvimento dos negócios, mas como forma de contribuir com a sociedade e com os seus colaboradores.
Esse conceito é alinhado à missão e estratégia da empresa, de maneira a agregar valor à organização, ao meio ambiente e à sociedade.
Nossa política esta baseada no Tripé da Sustentabilidade:
- Ambiental
- Social
- Econômico
Dicas para a sustentabilidade e a conservação ambiental
Sacolas ecológicas
Na hora de fazer compras, leve sua própria sacola para guardar os produtos. Se não for possível, aproveite ao máximo o espaço da sacola plástica para que seja usado o menor número de unidades possível. Isso porque esses sacos plásticos são produzidos do petróleo, um recurso não renovável, e muitas delas vão para o lixo, levando cerca de cinco séculos para se degradar. Outras são descartadas de qualquer maneira e entopem bueiros, poluem rios e podem matar animais que as ingerirem.
Outra forma de contribuir é utilizando caixas de papelão que são doadas pelos mercados, evitando assim a utilização das sacolas plásticas.
Colabore em casa
Crie o hábito de separar o lixo para reciclagem. Se morar em um condomínio, fale com o síndico ou o representante. E não se esqueça, divulgue a prática para todos.
O exemplo é a melhor forma de convencer as outras pessoas, simplesmente faça a sua parte.
Estimule todos em sua casa a apagar as luzes quando sair de um cômodo.
Armazene a água que sai da máquina de lavar em baldes e reaproveite-a para lavar o chão do quintal.
Como tratar seu lixo
Doe parte de seu lixo reciclável para uma cooperativa de catadores perto de sua casa. Os “lixos mais legais” (como latas e caixas de papelão em bom estado), leve para uma instituição que realiza oficinas de construção de artefatos com sucatas, como por exemplo, instrumentos musicais. Dessa forma, não sobra quase nada para o lixeiro.
As plantas e o meio ambiente
As plantas e principalmente as árvores ajudam na preservação do nosso planeta, renovam o nosso ar, nos oferecem frutos, sombra e até mesmo "remédios".
Também ajudam a evitar enchentes. Uma árvore adulta, por exemplo, pode absorver do solo até 250 litros de água por dia.
Além disso, muitos nutrientes de matérias orgânicas são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos.
As folhas que caem no chão servem de berço para as sementes e para proteger o solo dos pingos da chuva. Pingos de chuva, que caem diretamente no solo, causam erosão e muitos prejuízos.
A copa das árvores também protege o solo da chuva direta e as suas raízes o seguram firmemente. As raízes das árvores que aparecem, às vezes, dentro do rio, parecendo cílios, evitam a erosão e servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.
Uma árvore pode transpirar até 60 litros de água por dia, através de suas folhas. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar; quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Assim, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar e a equilibrar o clima da região. Daí os parques e as florestas apresentarem um clima mais fresco.
As árvores formam uma parede que favorece o silêncio, impedindo a propagação dos ruídos. Cercas vivas, por exemplo, criam ambientes bonitos, mais silenciosos e aconchegantes.
As árvores oferecem uma sombra deliciosa. Se não nos preocuparmos com o reflorestamento, num futuro próximo teremos que sair de casa levando um guarda sol!
Reciclagem
Reciclagem implica em gerar menos lixo, menos esgoto e, assim contribuir para um ambiente mais sadio. Existem muitas técnicas de reciclagem com a finalidade de aproveitar os detritos e reutilizá-los como matéria-prima de novos produtos.
- Reduz a poluição do solo e da água;
- Diminui o desperdício;
- Evita o desmatamento;
- Reduz o consumo de energia;
- Melhora a qualidade de vida das pessoas;
- Proporciona a economia de recursos naturais renováveis e não renováveis;
- Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
- Gera trabalho e renda.
Embalagens Recicláveis
Metade dos brasileiros leva em consideração o fato de um produto ter embalagens recicláveis e respeita critérios ambientais e sociais na hora de fazer suas compras.
O que são: embalagens recicláveis são aquelas que podem ser aproveitadas depois de utilizadas.
Exemplos: latas de alumínio, papel, plástico, vidro e outros
Porém preste atenção, nem todas as latas, plásticos ou papéis podem ser reciclados. A embalagem plástica de produtos químicos, como agrotóxicos não servem, para mandar para reciclagem, e nem pode, tem que ser entregue ao fornecedor segundo legislação vigente.
Embalagens e materiais recicláveis são aqueles que após sofrerem uma transformação física ou química podem ser reutilizados no mercado, seja sob a forma original ou como matéria-prima de outros materiais para finalidades diversas.
Para reciclar um material é necessário que haja um processo de seleção prévia, isto é, a separação do lixo comum em papel, plástico, vidro, metal, orgânico e não recicláveis. Um processo de seleção muito conhecido atualmente é a coleta seletiva, que nada mais é do que um recolhimento de lixo feito seletivamente.
Após a separação dos resíduos, é preciso fazer uma nova triagem em subtipos de materiais para que estes tenham interesse comercial, como por exemplo, os plásticos são separados em plástico duro ou plástico mole, os metais em latão ou alumínio. Assim, todos os materiais recicláveis são selecionados em subtipos, geralmente por usinas de triagem como as da Prefeitura de São Paulo ou por cooperativas, que após este procedimento, compactam os materiais para facilitar o transporte e vendem para indústrias de reciclagem.
Grande parte das indústrias de reciclagem só aceitam materiais que se encontrem dentro de uma quantidade mínima estabelecida, geralmente algumas toneladas, o que significa que muitas vezes as cooperativas ou usinas de triagem armazenam estes materiais por um longo tempo até conseguir a quantidade necessária em toneladas para vender. Quando esses materiais possuem restos de comida ou gordura, acabam atraindo ratos e baratas que podem transmitir doenças para os seres humanos, daí a importância em lavar os materiais em casa antes de mandá-los para a reciclagem.
O consumo de energia elétrica
O aumento do consumo de energia elétrica, devido ao consumismo acelerado, tem provocado a construção de mais usinas hidrelétricas. Elas não poluem o ar, mas causam enormes impactos ambientais, devido à quantidade de água represada a fim de mover as turbinas na produção da energia elétrica.
Uma alternativa seria a construção de usinas nucleares, mas esse tipo de usina produz um lixo radioativo que deve ser armazenado em locais remotos, além de ser muito perigosa podendo causar catástrofes de grandes proporções, por exemplo o acontecido em Chernobyl.
A energia eólica vem sendo implantada, principalmente nas cidades litorâneas, pois usa a força dos ventos para produzir energia elétrica, sendo considerada uma energia pura.
Muitas vantagens são encontradas combatendo o desperdício de energia. Essas vantagens enfatizam valores fundamentais, como:
- preocupação com a qualidade de vida;
- proteção aos recursos naturais e exercício da cidadania;
- amplia no tempo, os recursos naturais não renováveis ainda disponíveis;
- contribui para minimizar os impactos ambientais;
- reduzir custos para a nação e para o consumidor; maximizar o aproveitamento dos investimentos já efetuados no sistema elétrico;
- induz a modernização industrial;
- melhora a competitividade internacional dos produtos de consumo e dos bens duráveis fabricados no Brasil
- assumir o compromisso com a preservação do planeta
O cidadão pode fazer bastante para combater o desperdício de energia. Sua atuação reverte em seu próprio benefício, pois representa em economia em seu bolso e melhoria de sua qualidade de vida. É uma atitude inteligente que contribui para o desenvolvimento sustentável, além do exercício da cidadania.
Ações globais
Procure privilegiar a bicicleta como meio de transporte. Como segunda alternativa, o ônibus. Use o carro mais no fim de semana, quando for a algum lugar mais longe.
Use cartuchos de tinta para a impressora que são recarregáveis. O papel usado, reaproveite para rascunho. Além disso, use apenas pilhas recarregáveis. Você economiza e evita mais pilhas para os lixões.
Separe o lixo reciclável e envie para a coleta seletiva.
5 minutos de banho já bastam para higienizar seu corpo. Feche a torneira ao escovar os dentes, lavar as mão e fazer a barba. Você economizará mais de 10 litros de água.
Deixe seu Recado