Informativos

13-Fev-2020 08:05

Lave as mãos com frequência e previna-se contra vírus e bactérias

fevereiro, 2020, imprensa, AlexRaths/iStock
O hábito de lavar as mãos minimiza a reprodução de vírus e bactériasAlexRaths/iStock
A limpeza correta das mãos é o jeito mais e?ciente de eliminar bactérias e vírus das mãos. Esse gesto simples é tão importante que o Unicef criou o Dia Mundial de Lavar as Mãos, celebrado em 15 de outubro, com o objetivo de diminuir o número de doenças e até mortes causadas por doenças infecciosas. A campanha começou entre os profissionais de saúde e se estendeu para a população.

Crianças e adultos se beneficiam desse hábito. É importante os mais velhos darem o exemplo: ao chegar em casa, depois de mexer na terra e de brincar, após usar o banheiro (sempre). Antes de fazer uma refeição, lavem as mãos, as suas e as de seus filhos. Crie esse hábito neles desde novos.

Limpeza das mãos com cuidado

Com tantos produtos de limpeza no mercado, pode ser surpreendente descobrir que a limpeza à moda antiga (com sabão e água) ainda é o jeito mais e?ciente de eliminar as bactérias e os vírus das suas mãos.

Siga estas instruções simples:

  • Ensaboe as mãos dos dois lados.
  • Abra bem os dedos e entrelace as mãos esfregando-as por 20 segundos para que sejam totalmente limpas. E observe: as pessoas destras tendem a lavar a mão esquerda melhor do que a direita).
  • Esfregue embaixo e ao redor das unhas com sabão e uma escovinha. Retire as joias ou bijuterias antes de lavar, pois as bactérias podem permanecer sob os anéis.

Use o gel certo 

Caso escolha usar um álcool em gel para limpar as mãos – talvez por estar fora de casa ou longe de um local para lavar suas mãos e as das crianças –, veri?que seu conteúdo: ele deve conter pelo menos 60% de álcool para ser e?caz contra os germes. Portanto, leia o rótulo com cuidado.

Deve lavar mais as mãos, se você for mulher

As mulheres precisam ter mais cuidado ao lavar as mãos. Estudos descobriram que, embora as mulheres façam isso com mais frequência, elas carregam bactérias diferentes das dos homens. Aliás, um maior número de tipos diferentes – normalmente mais de 150. A razão para isso é que a pele dos homens parece ser mais ácida, o que detém o crescimento bacteriano. Portanto, se você é mulher, preste mais atenção às dicas de lavar as mãos fornecidas aqui.

Link fonte: https://www.selecoes.com.br/saude/lavar-as-maos-com-frequencia-previna-se-de-virus-e-bacterias/

Seleções
Deixe seu Recado
Fale Conosco pelo WhatsApp