Informativos

19-Nov-2020 12:06 - Atualizado em 20/11/2020 12:10

Como se recuperar de uma fratura mais rápido

O tempo de recuperação total de uma fratura pode ser 20 dias a 6 meses ou mais, dependendo da idade e capacidade de recuperação da pessoa. Geralmente, as crianças recuperam-se de uma fratura em menos de 2 meses e idosos e podem levar até 1 ano para se recuperar completamente, especialmente quando se trata de uma fratura no fêmur, por exemplo.

Esse tempo também varia de acordo com o tipo de fratura porque as fraturas expostas ou cominutivas demoram mais tempo para cicatrização completa, e quanto mais nova for a pessoa, maior a sua capacidade de recuperação e remodelação óssea. A imobilização prolongada em idosos pode agravar a osteoporose, no entanto, é fundamental permanecer engessado para que o osso posso ser consolidado.

Algumas dicas que podem ajudar a pessoa a recuperar mais rápido de uma fratura são:

1. Evitar fazer esforços

É importante que a pessoa evite fazer muito esforço utilizando o membro fraturado, pois assim é possível favorecer a cicatrização do osso e diminuir o tempo de imobilização e de recuperação. Dessa forma, pode ser interessante que a pessoa deixe em repouso o membro imobilizado numa posição mais alta, evitando o inchaço e acelerando a recuperação.

Por outro lado, também não é recomendado que a pessoa fique em repouso absoluto, isso porque pode favorecer a perda de massa muscular do local e rigidez da articulação, o que pode causar hipotrofia muscular e diminuir a densidade, favorecendo a ocorrência de mais fraturas.

Assim, algumas coisas que podem ser feitas e que não exigem esforço é ficar mexendo os dedos várias vezes ao dia quando o braço, mão ou perna estiverem imobilizados, e colocar a parte afetada numa bacia com água morna e realizar alguns exercícios ainda dentro da água pode ajudar, pois a água morna irá diminuir a sensação de dor e os movimentos serão mais facilmente realizados.

2. Ter uma alimentação rica em cálcio e vitamina C

Durante o período de recuperação, é interessante aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio, pois esse mineral ajuda a aumentar a densidade óssea e, assim, favorecer a cicatrização. Assim, pode ser recomendado aumentar o consumo de leite e derivados, abacate e brócolis, por exemplo.

Além disso, consumir mais alimentos fontes de vitamina C também ajudam a recuperar mais rápido de uma fratura porque essa vitamina, devido às suas propriedades, pode atuar promovendo a regeneração de todos os tecidos. Assim, é importante também consumir alimentos como laranja, limão, acerola e abacaxi, por exemplo. 

É importante também que durante a recuperação, a pessoa evite bebidas alcoólicas e diminua a quantidade de açúcar consumida durante o dia, pois isso pode interferir diretamente na cicatrização óssea e aumentar o tempo de recuperação.

3. Aumentar os níveis de vitamina D

A vitamina D tem papel essencial no organismo e também auxilia no processo de absorção de cálcio no intestino e favorece a entrada desse mineral nos ossos. Assim, é importante que os níveis de vitamina D sejam aumentados durante a recuperação para que a cicatrização aconteça de forma mais rápida.

Dessa forma, para aumentar os níveis de vitamina D no organismo, é recomendado ficar pelo menos 15 minutos por dia exposto ao sol, além de também aumentar o consumo de alimentos ricos nessa vitamina, como peixes, gema de ovo, frutos do mar, leite e derivados, por exemplo.

4. Tomar colágeno

Em alguns casos, o nutricionista ou o ortopedista podem recomendar o uso de colágeno para favorecer a cicatrização e diminuir o tempo de recuperação. Esse suplemento é principalmente indicado quando a fratura acontece próximo a alguma articulação ou quando envolve uma articulação, isso porque o colágeno 

Isso porque o colágeno garante a formação mais rápida dos tecidos cartilaginosos, favorecendo a cicatrização.

5. Fazer fisioterapia

A fisioterapia é indicada principalmente após o período de imobilização, quando a fratura foi muito grave e houve imobilização por muito tempo. Assim, a fisioterapia pode ajudar a recuperar totalmente a força muscular e mobilidade das articulações, ajudando a pessoa a se recuperar da fratura mais rapidamente. 

A articulação imobilizada tende a ficar muito rígida e para recuperar o seu movimento aconselha-se a realização de exercícios de mobilização articular e os exercícios de fortalecimento são indispensáveis para que a pessoa recupere completamente.

Em relação a recuperação completa da fratura é importante ter em consideração a gravidade das fratura e tempo de imobilização. Raramente uma pessoa que esteve engessado por mais de 30 dias irá conseguir realizar todos os movimentos que a articulação permitia em menos de 4 ou 5 dias. No entanto, com o passar do tempo os movimentos poderão voltar ao normal.

Seguir estas recomendações é importante para garantir a perfeita consolidação óssea e a regeneração dos tecidos lesionados.

Link fonte: https://www.tuasaude.com/como-se-recuperar-de-uma-fratura-mais-rapido/

Tua Saúde
Deixe seu Recado
Fale Conosco pelo WhatsApp