Informativos

24-Mai-2021 11:44 - Atualizado em 24/05/2021 11:56

Até que idade os homens e as mulheres crescem?

Esta pergunta é mais comum do que pensamos e se torna mais relevante quando somos pais. Descubra neste artigo qual é a idade média em que paramos de crescer e os fatores que a determinam.

Até que idade os homens e as mulheres crescem é uma pergunta que costumamos fazer ao médico responsável por controlar e acompanhar o desenvolvimento dos nossos filhos. O assunto deu origem a múltiplos estudos sob perspectivas que não só incluem os genes, mas também agregam variáveis ??como aspectos geográficos e socioeconômicos.

Uma das diretrizes que está sendo estabelecida nessas investigações é a influência do sexo. Normalmente, as meninas se desenvolvem mais cedo do que os meninos. Já aos 8 anos podem surgir variantes hormonais que aparecem em homens apenas por volta dos 10 anos.

Com essa diferença de aproximadamente 2 anos, as mudanças no processo continuarão ocorrendo na vida adulta. Por isso, na adolescência há um período de escolaridade em que essa margem se torna muito evidente entre os colegas.

Eles voltam para um novo ano escolar em que parece que apenas as meninas cresceram e seus corpos foram distribuídos de outra forma. Seus quadris estão mais acentuados e seus seios ficam perceptíveis. Muitas vezes, um ano depois, são os meninos que voltam com músculos mais fortes e mais altos do que as mulheres.

Por que crescemos?

Os seres humanos crescem como parte da nossa evolução e desenvolvimento. É um processo fisiológico que ocorre gradualmente à medida que os ossos se alongam, ganhamos peso e atingimos a maturidade.

Os picos de crescimento mais perceptíveis ocorrem no primeiro ano de vida, entre as idades de 5 e 7 anos, e depois na adolescência. Este é conhecido pelo nome de estiramento puberal e é o último momento de crescimento rápido para homens e mulheres. Ele vai dos 10 aos 19 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este estágio é acompanhado por outras mudanças emocionais e físicas. Paralelamente ao crescimento acelerado dos ossos, ocorre o da laringe, e isso faz com que a voz se torne mais intensa e profunda. Por outro lado, os músculos ficam mais definidos, os pelos crescem nos órgãos genitais, rosto e outras partes do corpo.

No caso das mulheres, a data de início da menstruação parece estabelecer um ritmo que retarda gradativamente o crescimento. A partir daí, elas ganham entre 3 a 5 centímetros a mais.

Neste momento, a altura final é atingida; se não for definitiva, pelo menos será muito próxima do máximo que teremos. Em média, então, a idade de crescimento para homens e mulheres é de 14 a 16 anos para as mulheres e entre 16 e 18 anos para os homens.

Nos homens, essa margem é estendida. Alguns continuam crescendo, embora muito pouco, até os 21 anos, sempre de forma mais lenta do que na puberdade. O desenvolvimento da massa muscular vai até os 24 anos, aproximadamente.

O início dos ciclos menstruais é um marco no desenvolvimento das mulheres, desacelerando o crescimento.

De que fatores depende o crescimento de homens e mulheres?

O crescimento, tanto em homens quanto em mulheres, é altamente dependente da genética. No entanto, outros fatores estão envolvidos.

O tamanho que o ser humano atinge também é condicionado pela qualidade da sua alimentação e do seu sono. Uma alimentação saudável e equilibrada fornecerá vitaminas e minerais necessários para o bom desenvolvimento dos ossos e músculos.

Mas como o sono influencia o crescimento? Quando você dorme, o corpo produz hormônios, entre eles, o do crescimento, denominado somatotropina. Mais um motivo pelo qual devemos tentar criar um hábito adequado de descanso noturno, de acordo com o número de horas requeridas para cada idade.

Existem outros hormônios relacionados à tireoide que têm influência direta no desenvolvimento ósseo. Portanto, o hipotireoidismo, às vezes inato, está relacionado a problemas de crescimento em crianças. Uma pessoa saudável cresce a partir do momento em que é concebida.

Percebemos isso naturalmente em casa, conforme o tamanho das roupas e dos sapatos muda. Se o crescimento parar de forma prematura ou inusitada, teremos que levar nossos filhos para a avaliação de um especialista.

O crescimento pode ser estimulado?

Há médicos que afirmam que é possível estimular o crescimento de homens e mulheres se isso for feito antes da puberdade ou nos estágios iniciais. Portanto, eles indicam suplementos proteicos e multivitamínicos.

Fazem isso para ajudar o adolescente, seja homem ou mulher, a desenvolver uma estatura superior à que, em média, poderia ser alcançada pela disposição dos seus genes.

Outros acreditam em tratamentos hormonais ou na prática de esportes. Mesmo que a ideia de que o basquete ou a natação os fará ganhar alguns centímetros a mais seja um mito, a atividade física é necessária para a saúde e para manter o equilíbrio entre corpo e mente.

Apesar de reconhecer que o fator genético é fundamental, estimular a prática de esportes e hábitos de sono saudáveis será uma boa ideia. Tudo isso como acompanhamento de uma alimentação balanceada.

O que pode causar distúrbios de crescimento em homens e mulheres?

As principais causas do comprometimento do crescimento têm a ver com doenças crônicas, como nos rins e fígado, problemas gastrointestinais, doenças cardíacas ou alguma outra condição que esteja se desenvolvendo no sistema nervoso central ou nos ossos.

Outras condições congênitas ou doenças endócrinas, como a diabetes e anomalias do cromossomo X, também podem ser a fonte da estagnação da altura. Os fatores socioeconômicos que levam à desnutrição influenciam, principalmente na primeira infância, pois são essenciais para o desenvolvimento.

Sofrer de desnutrição nos primeiros anos de vida e por um período prolongado determina a altura final. Esse será o caso mesmo se houver genes que apontam para uma altura maior do que a média.

Reverter esses efeitos implicaria manter o controle com um médico especializado em desenvolvimento e crescimento. O profissional poderia fazer um acompanhamento minucioso do caso. Mesmo sem garantias de sucesso, vale a pena tentar.

A idade até a qual homens e mulheres crescem é multifatorial

Embora seja verdade que a genética desempenha um fator principal na determinação de quanto mediremos, já sabemos que o ambiente e a alimentação também são importantes. Com base nisso, a UNICEF oferece um caderno sobre a “Avaliação do crescimento de meninos e meninas”, no qual o módulo 3 é dedicado a orientar sobre a alimentação saudável.

O mesmo documento contém tabelas com os percentuais médios para meninas e meninos. São guias práticos com os quais podemos levar para casa um gráfico com a evolução em altura e peso dos nossos filhos.

Link fonte: https://melhorcomsaude.com.br/homens-e-mulheres-crescem-idade/

Melhor com Saúde
Deixe seu Recado
Fale Conosco pelo WhatsApp