Informativos

10-Mai-2021 10:48 - Atualizado em 12/05/2021 10:54

Alimentos que aumentam a serotonina (e garantem o bom humor)

Existem alguns alimentos, como a banana, o salmão, as nozes e os ovos, que são ricos em triptofano, um aminoácido essencial ao organismo, que tem a função de produzir serotonina no cérebro, também conhecida pelo hormônio da felicidade, que contribui para a sensação de bem-estar.

Além disso, a serotonina é um neurotransmissor essencial para manter funções importantes no organismo, como controlar as mudanças de humor, regular o ciclo do sono, manter a saúde mental, diminuir a ansiedade e ajudar a regular o apetite.

A deficiência de serotonina tem sido relacionada com transtornos de humor, depressão e ansiedade, assim como de insônia, mau humor, perda de memória, agressividade e transtornos alimentares.

Alimentos ricos em triptofano

Para contribuir para a sensação de bem-estar e felicidade, é importante incluir na dieta alguns alimentos ricos em triptofano, porém, são necessários mais estudos científicos, para determinar em que quantidade se devem consumir. Esses alimentos são:

  • Origem animal: queijo, frango, peru, ovos e salmão;
  • Frutas: banana, abacate e abacaxi; 
  • Vegetais e tubérculos: couve-flor, brócoli, batata, beterraba e ervilhas;
  • Frutas secas: nozes, amendoim, caju e castanha do Brasil;
  • Soja e derivados;
  • Algas: spirulina e algas marinhas;
  • Cacau.

Esta lista contêm alguns dos alimentos mais ricos em triptofano, mas além do triptofano, estes alimentos contêm também cálcio e magnésio, que são dois nutrientes muito importantes para garantir a produção adequada de serotonina, assim como melhorar a sua ação no organismo.

Além disso, alguns estudos têm demonstrado que a flora intestinal pode também influenciar o comportamento e o humor, assim como no metabolismo do triptofano e da serotonina. Por esse motivo, acredita-se que o consumo de probióticos poderá melhorar os níveis de serotonina e melhora o humor e o bem-estar. 

Alimentos ricos em magnésio e cálcio

Para garantir uma maior produção de serotonina e melhorar a sua ação, além de ingerir os alimentos ricos em triptofano, também se pode aumentar a ingestão de alimentos ricos em magnésio e cálcio, como queijo, frutas secas, espinafres e feijão.

Estes alimentos devem ser consumidos ao longo de todas as refeições do dia, para manter os níveis de serotonina sempre próximo do ideal. Além da alimentação, realizar atividades como a prática de exercício físico ao ar livre e a meditação, contribuem pata evitar distúrbios do humor, distúrbios emocionais e ter um corpo mais equilibrado, física e mentalmente.

Link fonte: https://www.tuasaude.com/alimentos-com-mais-serotonina/

Tua Saúde
Deixe seu Recado
Fale Conosco pelo WhatsApp