Informativos

19-Mai-2021 09:41 - Atualizado em 20/05/2021 09:49

5 dicas que ajudam a prevenir o câncer de próstata

Prevenir o câncer de próstata é fundamental pois ele representa um dos tipos de câncer mais comuns hoje. É uma patologia grave, cujo aparecimento depende de muitos fatores. Geralmente ocorre em homens com mais de 65 anos de idade.

A verdade é que a causa exata que provoca o problema ainda não é conhecida. No entanto, sabe-se que existem certos comportamentos e hábitos que o promovem. Embora sua prevenção nem sempre seja possível, existem maneiras de minimizar o risco. Neste artigo, explicamos 5 dicas que ajudam a prevenir o câncer de próstata.

O que é o câncer de próstata?

A próstata é um órgão que faz parte do sistema reprodutor masculino. Não está presente nas mulheres. Conforme explica o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, é do tamanho de uma noz e fica embaixo da bexiga, bem na frente do reto.

A próstata envolve uma parte da uretra. Sua principal função é produzir o líquido seminal. Esse fluido faz parte do sêmen e ajuda a transportar os espermatozoides que vêm dos testículos e são expelidos durante a ejaculação.

O câncer de próstata é um tipo comum de neoplasia. Na verdade, de acordo com a Associação Espanhola de Combate ao Câncer, é o segundo tipo mais comum entre os homens.

Como em qualquer outro câncer, consiste no fato de que as células ficam alteradas. É por isso que elas se proliferam de forma incontrolável e invadem os tecidos circundantes, danificando-os. Além disso, pode gerar metástases.

É importante destacar a diferença entre o câncer de próstata e a hiperplasia benigna. Esta última é uma patologia comum associada à idade em que o órgão aumenta de tamanho. No entanto, as células não apresentam características cancerígenas.

Fatores de risco para sofrer da doença

Embora não se conheça a causa exata da ocorrência do câncer de próstata, foram identificados vários fatores que aumentam o risco. Segundo os especialistas da Prostate Cancer Foundation, um dos mais relevantes é a idade.

A maioria dos casos são detectados entre 65-69 anos. Além disso, conforme o homem envelhece, a incidência aumenta de forma marcante. No entanto, isso não significa que os jovens não possam sofrer com essa patologia.

Por outro lado, ter um histórico familiar da doença é outro dos fatores de risco mais importantes. Na verdade, nesses casos, ela geralmente aparece precocemente, antes dos 60 anos.

A raça também é decisiva. Os homens afro-americanos têm uma incidência muito maior de câncer de próstata. Infelizmente, eles também correm um maior risco de morrer pela doença.

Além disso, comprovou-se que o local de residência também influencia. Por exemplo, existem certos países onde o risco aumenta, como os Estados Unidos. Isso parece estar associado aos hábitos e características da área, bem como à exposição ao sol ou à dieta alimentar.

Dicas para prevenir o câncer de próstata

Como acabamos de ver, há uma série de fatores que aumentam o risco e que não podem ser modificados. Um homem não pode mudar sua idade, raça ou genética. Portanto, não existe uma forma definitiva de prevenir o câncer de próstata.

Apesar disso, inúmeras pesquisas mostram que existem medidas que podem ajudar a reduzir o risco. A seguir, explicamos quais são.

1. Cuidados com a dieta

Segundo os especialistas da Clínica Mayo, a alimentação é um dos aspectos que podemos levar em consideração na prevenção desse câncer. Parece que seguir uma dieta com baixo teor de gordura pode diminuir o risco.

Um artigo publicado na Medical Writing explica que os laticínios também estão associados ao câncer de próstata. Homens que comem muita quantidade deste tipo de alimento por dia (como queijo, leite ou iogurte) correm um maior risco de desenvolver a doença.

2. Manter um peso saudável para prevenir o câncer de próstata

O peso é outro aspecto que parece influenciar o desenvolvimento do câncer de próstata. A obesidade e o excesso de peso aumentam o risco. Ou seja, ter um índice de massa corporal maior que 30.

O peso, por sua vez, está intimamente relacionado à dieta e aos exercícios. É por isso que se recomenda que, nos casos de obesidade, o homem procure emagrecer cuidando da alimentação e evitando o sedentarismo.

3. Exercício físico

Diferentes estudos, como o publicado por ICUA Urología Avanzada, explicam que fazer exercícios regularmente é uma das formas de prevenir esse tipo de câncer. Não só isso, mas também produz muitos outros benefícios, como melhorar a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Além disso, como acabamos de salientar, é um dos aspectos fundamentais para perder peso. Por isso, é recomendável fazer exercícios físicos pelo menos três vezes por semana com intensidade moderada. É necessário tentar adaptar a atividade física às condições de cada pessoa.

4. Atividade sexual para prevenir o câncer de próstata

Outra forma de reduzir o câncer de próstata é a atividade sexual. Este órgão, como vimos, faz parte do trato genital masculino. Inclusive, ele é responsável pela produção de parte do sêmen.

Portanto, manter relações sexuais com frequência ajuda a estimulá-lo. Isso pode ajudar a prevenir lesões cancerígenas, reduzindo o acúmulo de substâncias em seu interior. No entanto, é fundamental que seja sempre sexo seguro e saudável.

5. Evitar medicamentos e drogas

Alguns medicamentos e as drogas são produtos químicos que tendem a ter efeitos nocivos no corpo. Muitos deles se acumulam e podem causar reações nos tecidos que, com o tempo, acabam danificando-os.

O leite e seus derivados têm uma ligação com o câncer de próstata, de acordo com alguns estudos. No entanto, seu consumo traz outros benefícios que superam os riscos.

Quando consultar um médico?

Atualmente, na maioria dos países, o câncer de próstata está muito presente e realizam-se exames para poder diagnosticá-lo a tempo. Por isso, é fundamental que todo homem vá ao médico com uma certa frequência, principalmente se houver histórico familiar dessa patologia.

A consulta também é importante se surgirem sintomas como desconforto ao urinar, interrupção da micção ou sangramento. Pessoas com mais de 60 anos de idade também devem ter um cuidado e controles especiais.

Lembre-se de que o câncer de próstata é muito comum

Como vimos, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens. Embora seja verdade que não existe uma maneira definitiva de evitá-lo, há muitas medidas simples que podem ajudar a reduzir o risco.

O mais importante é tentar manter um estilo de vida saudável. Dieta, exercícios e peso são aspectos fundamentais que devem ser cuidados. Além disso, é essencial consultar um médico regularmente, especialmente se você tiver fatores de risco.

Link fonte: https://melhorcomsaude.com.br/prevenir-o-cancer-de-prostata/

Melhor com Saúde
Deixe seu Recado
Fale Conosco pelo WhatsApp